Estudantes conquistam resultado expressivo na Olimpíada de Robótica do IFPR

Os estudantes Alcides, Hullison, Gabriel Resende e Emilly, orientados pelo membro do projeto Esfinge prof. Bruno, todos do IFPR Astorga, participaram no último dia 25 da Olimpíada IFPR de Robótica, competição a nível estadual que reúne representantes dos 25 campi da instituição em um desafio que exige habilidades de Informática e Engenharias.

Nossos competidores participaram da modalidade seguidor de linha PRO, categoria onde os participantes devem construir a parte eletrônica e mecânica de um robô, bem como programar seu funcionamento para percorrer uma pista no menor tempo possível e sem sair de cima da linha. Neste desafio nossa equipe conquistou a quinta colocação, um grande resultado frente ao desafio.

Estudante Gabriel Resende acompanha seu robô em ação.

“Competimos contra outros campi que têm tradição na competição, mais recursos para construção dos robôs e peças melhores, mesmo assim ficamos à frente, o que mostra o talento de nossos estudantes”, afirma o professor orientador. “Para compreender o tamanho do desafio: nosso robô foi construído com peças desgastadas e inferiores, sem recursos do campus, apenas de editais. Na maior parte do tempo não tínhamos nem sala para treinar, e os recursos para compra das pilhas veio de vaquinhas e da venda de pão caseiro em prol do projeto. Foi pura transpiração e o mérito é todo dos estudantes”, complementa.

O estudante Gabriel Resende descreveu ainda o desafio que foi participar da competição: “Só tínhamos um motor bom no robô, aí a gente precisava alterar na programação para igualar ao outro e andar certinho”, o que destaca ainda mais a perspicácia na análise e solução de problemas.

Equipe trabalha na montagem e programação do robô

“Ano que vem vamos buscar patrocínio para comprar peças melhores, e junto com a experiência desta edição queremos lutar pela vitória”, complementa Alcides.

A olimpíada de Robótica do IFPR é um evento anual e conta com a participação de estudantes da instituição de todas as idades e níveis escolares. Neste ano foi realizada junto ao Sepin na cidade de Pinhais-PR.