Projeto vinculado ao PROJETO ESFINGE faz ação de extensão

Por Fransoah Hoffemann, estudante do 2º Ano do Ensino Médio Integrado do IFPR.

O Projeto SINTRO’S-ESFINGE teve um plantio de quatro mil e oitocentas mudas com diversas culturas porém, no período da colheita nos deparamos com um problema: o aproveitamento, consumo e distribuição de toda a produção. Por isso, no dia vinte quatro de agosto de 2017 os participantes do projeto realizaram reunião para decidir o futuro da nossa produção. Nessa reunião, convidamos os estudantes da FAAST que realizam estágio supervisionado no IFPR e, por isso, estão conhecendo e participando do nosso projeto.  Durante a reunião apresentamos o problema acima citado e uma das ideias era que o grupo fizesse doações para algumas instituições. Foi então que nossos visitantes sugeriram algumas instituições. Todos nós ficamos muitos animados com a ideia e mais que depressa começamos os preparativos.

A primeira tarefa foi fazer a colheita e tivemos a ajuda dos estagiários. Com auxílio de um veículo, também providenciado pelos estagiários, fizemos a entrega das verduras em duas escolas municipais e na Rede de Combate ao Câncer. Na primeira escola, a Escola Municipal Prof. Maria Celestina Machado fomos muito bem recepcionados pela diretora e fizemos até alguns planos de criar uma horta na escola deles com a ajuda dos alunos do IFPR. Fizemos um convite para conhecerem nossa horta e ganhamos a promessa de visita, que foi prontamente aceito.

Seguindo a distribuição, nos conduzimos até a Rede de Combate ao Câncer e explicamos mais sobre nosso projeto e como funciona o nosso sistema de cultivo. Foi uma experiência muito gratificante.

Nossa terceira e última visita foi a outra escola infantil, desta vez na Alfredo Sofientini. Como na outra escola, só que dessa vez com atitude sendo tomada de nossa parte, planejamos ajudá-los na criação de uma horta para escola. A diretora da escola ficou muito animada com a ideia e pretende aderi-la. Já aproveitando a visita fizemos o convite ao IFTECH que acontecerá dia 05 de setembro do Campus Astorga do IFPR. De fato, achei muito gratificante todo esse processo, todos da equipe vem trabalhando duro em nossas plantas há muito tempo e ver a alegria das pessoas ao recebê-las vale muito. Fiquei muito feliz de representar o projeto na entrega, foi realmente uma honra ter momentos como esse, que devem ser contínuos.