Oficina de Animação Digital promove saberes de Arte e Informática

Todas as quartas-feiras os estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR Astorga participam de uma atividade pedagógica diferente: Conhecimentos de Arte e Informática são trabalhados em uma oficina chamada Animação Digital, conduzida pelos professores Bruno Strik, de Informática, e Rosa Amélia, de Artes.

Nesta oficina os estudantes deslumbram o mundo da Arte produzindo animações Stop Motion com tecnologias de informação e comunicação. Com o desenvolvimento das animações, os estudantes aprendem diversos saberes como edição de imagens, operação de computadores,  perspectiva, enredo, entre outros. “Animação digital é um tema que desperta a curiosidade dos estudantes, e trabalhando esta curiosidade nós professores apontamos os caminhos do conhecimento, que são desbravados pelos próprios estudantes – É aprendizagem garantida”, diz o professor de Informática.

“Toda criança nasce um pequeno cientista, um pequeno artista, um pequeno pesquisador. A escola tem o dever de encontrar esse gênio em potencial e explorar seus talentos ao máximo. Infelizmente o que vemos na maioria dos casos é uma escola castradora, que frustra todo esse potencial da criança para a colocar em uma série de conhecimentos compartimentados e isolados. A natureza não é assim, as empresas não são assim, o mundo não é assim, por que a escola tem que ser? Infelizmente vivemos em dias sombrios onde não há mais espaço para projetos de vanguarda e nossa oficina não vai durar muito – ano que vem a escola inicia turmas divididas por série e matéria, projetos como esse serão substituídos por tradicionais aulas de Arte e Informática separados “, completa.